O colégio

A força do ensino,
a paixão pelo conhecimento.

Um colégio que dá aos alunos a condição de obter os melhores resultados em cada etapa da vida escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e depois ingressar nas melhores universidades do mundo, de acordo com seus projetos de vida e carreira. Um colégio para quem gosta de aprender, para quem gosta de se sentir desafiado e incentivado a avançar. Em suma, um colégio que acredita na força do ensino e na paixão pelo conhecimento.

Assim é o Colégio Vital Brazil.

Inaugurado em 2011, o Vital Brazil já nasce com 18 anos de experiência a seu favor. Criado pelos mesmos educadores que fundaram, em 1993, o Colégio Albert Sabin – referência de ensino de qualidade na cidade e no estado de São Paulo –, em pouco tempo o Vital também se torna, ele próprio, referência.

Desde a primeira turma de concluintes até hoje, o Vital figura entre as melhores escolas de São Paulo no ranking do Enem, além de apresentar, ano após ano, excelentes índices de aprovação nos vestibulares mais concorridos e em exames de certificação internacional das línguas inglesa e espanhola.

Proposta pedagógica

Conhecimento não se recebe, conhecimento se constrói. É com base nessa visão – fundamentada no que de mais atual se sabe acerca do desenvolvimento da criança e dos processos de aprendizagem – que o Vital Brazil pauta sua proposta pedagógica.

Mais que transmitir conteúdos, a escola deve motivar e habilitar o aluno a construir seu conhecimento de maneira ativa, autônoma e responsável. Antes de cobrar respostas, inspirar perguntas; antes de oferecer soluções, propor desafios; antes de mostrar como faz, dar ferramentas para que se aprenda fazendo.

É a concepção de aprendizagem ativa, segundo a qual o papel do professor é mediar a interação do aluno com o mundo e as pessoas à sua volta, para tornar essa interação mais diversa, estimulante e rica de significados. O querer aprender e o poder aprender têm de estar no aluno; tanto a curiosidade como a capacidade de satisfazê-la.

É pela valorização do saber – a paixão pelo conhecimento – e pelo desenvolvimento de habilidades intelectuais, motoras e socioemocionais – como o raciocínio lógico e a criatividade, a iniciativa e a cooperação, a autoconfiança e o senso crítico – que a escola dá ao aluno os meios de se formar e de desenvolver seu potencial ao máximo, pelos caminhos que ele próprio traçar.

“Conhecimento não se recebe, conhecimento se constrói. É com base nessa visão que o Vital Brazil pauta sua proposta pedagógica.”

Quem foi Vital Brazil?

Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865–1950) foi um dos mais importantes médicos e pesquisadores que o Brasil já teve. Como sanitarista, participou do combate à febre amarela, à peste bubônica, ao tifo e à varíola. Como pesquisador, buscou soluções para um problema que, à sua época, causava milhares de acidentes: as picadas de cobras.

No início do século XX, ele descobriu que, para cada espécie de cobra, existiria um soro específico, produzido a partir de seu veneno. Pela descoberta da especificidade dos soros antiofídicos, tornou-se reconhecido internacionalmente.

Na fazenda onde conduziu suas pesquisas – atual Instituto Butantan, marco da ciência brasileira, responsável pela produção de 95% das vacinas do País –, descobriria ainda os soros contra picadas de aranhas e contra tétano e difteria, além do tratamento para picadas de escorpião. E, para ajudar a disseminar o conhecimento produzido por ele e por sua equipe, criaria a primeira escola de alfabetização de adultos do Brasil.

Tudo isso já seria notável, mas o que torna a vida e o exemplo de Vital Brazil ainda mais merecedores de homenagem são sua perseverança em obter um diploma de Medicina, apesar da origem humilde, e seu espírito solidário, focado na promoção da saúde pública.

Por compartilharmos desses mesmos valores – respeito ao conhecimento, ao ambiente acadêmico e ao ser humano –, elegemos Vital Brazil como patrono de nosso colégio.