Visita ao Instituto Butantan desperta o olhar científico do 7º ano

21/03/2016

Para que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental pudessem conhecer um pouco mais sobre o trabalho do médico sanitarista Vital Brazil e suas grandes contribuições para a ciência e a sociedade, o Colégio promoveu, em 16 de março, uma visita ao Instituto Butantan (IBu).

Os estudantes foram recepcionados no auditório do Museu Biológico, onde assistiram a um vídeo institucional sobre a história do Instituto e do Dr. Vital Brazil, reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento dos soros específicos contra venenos de animais peçonhentos (serpentes, escorpiões e aranhas), que até hoje salvam milhares de vidas.

Em seguida, enquanto acompanhavam a extração do veneno de uma jararaca, aprenderam sobre a importância desse processo e as múltiplas utilidades dessa substância. Por fim, visitaram os três museus do Instituto Butantan e participaram de uma atividade no Laboratório Didático do Museu de Microbiologia.

“Foi incrível acompanhar de perto o processo que os cientistas utilizam para testar o soro e saber se ele é ideal ou não, e observar bactérias no microscópio”, afirma a aluna Fábia Almeida, do 7º ano C. Beatriz Pimentel concorda com a colega de turma: “a visita ao Butantan foi muito legal! Adorei quando pudemos tocar em uma cobra coral falsa, porque descobri que a pele delas é gelatinosa, e não áspera como eu pensava”.

De acordo com Roberto Leal, coordenador do Ensino Fundamental II, “a experiência é de fundamental importância para os alunos, pois eles podem vivenciar um pouco do dia a dia de um cientista, compreendendo melhor o trabalho deste profissional. Consequentemente, isso desperta o olhar científico desses jovens, estimulando seu interesse pela pesquisa científica”.