VIII Mostra Científico-cultural

25/10/2019

Em 19 de outubro, realizamos a 8ª edição da nossa Mostra Científico-cultural, que reuniu projetos de todos os anos e séries!

Os estudantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos como reflexo de sua
aprendizagem e seu desempenho acadêmico. Por meio das habilidades adquiridas e de suas competências, eles apropriaram-se de diversos conceitos e fizeram a exposição dos resultados na Mostra, a partir dos
seguintes temas e áreas:

Educação Infantil
Por meio de experiências diversificadas ao longo do ano e tendo como central o Campo de Experiências “Traços, sons, cores e formas”, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os elementos da natureza serviram de suporte para que as crianças fossem desafiadas a buscar soluções, respeitadas em seu tempo, para se apropriarem das possibilidades de cada material.

1º ao 5º ano
O objetivo foi elucidar o trabalho interdisciplinar que é desenvolvido em Matemática, Arte e Tecnologia, para que o conhecimento seja, de fato, uma ferramenta para ler, compreender e transformar a realidade.

6º ano: A Civilização Maia
Os alunos desenvolveram atividades relacionadas à existência da antiga civilização pré-colombiana Maia. Nas aulas de Arte, Espanhol, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, eles conheceram o espaço geográfico no qual essa civilização se estabeleceu, o espaço natural dos cenotes, aspectos culturais, a matemática e o algarismo 0 (zero), a escrita por meio dos hieróglifos maias, a astronomia, além de desenvolverem, entre outras habilidades, a expressão oral e escrita desse conhecimento em espanhol.

7º ano: Ilusão de Ótica
Os alunos do 7º ano fizeram pesquisas e grupos de trabalho para elucidar alguns enganos visuais e demonstrar, na prática, em que momento podemos ser iludidos pela relação visão/interpretação. Uma ilusão de ótica envolve imagens que são percebidas pelo sistema visual de uma maneira e interpretadas de forma diferente no cérebro.

8º ano: TV Vital
Os alunos contaram, a partir de pesquisas desenvolvidas sobre a década de
1980 e por meio de uma programação pensada e reproduzida ao vivo, fatos políticos e culturais que marcaram essa década.

9º ano e Ensino Médio
Os alunos apresentaram trabalhos de pesquisa desenvolvidos em diversos campos das áreas de conhecimento de Exatas, Humanas e Biológicas.

Inglês
Alunos do Pré I ao Ensino Médio fizeram diversos tipos de apresentações em inglês relacionadas à temática das grandes cidades. O grupo da Educação Infantil vivenciou brincadeiras com cantigas; o 3º ano apresentou instalações típicas das cidades; o 4º ano conduziu um circuito para pessoas com necessidades especiais; e os alunos do 5º ano falaram sobre locais turísticos famosos de grandes cidades. Além disso, no nosso “Stage”, alunos de diversas séries mostraram seus diferentes talentos usando a língua inglesa.

Esses conteúdos nortearam parte dos projetos realizados ao longo de um ano intenso de trabalho, possibilitando o desenvolvimento integral dos alunos, com foco na construção de conhecimento sólido e na descoberta de novas potencialidades.