V Mostra Científico-Cultural encanta visitantes!

11/10/2016

Em 8 de outubro, o Vital Brazil realizou a quinta edição da Mostra Científico-Cultural, evento que tem como objetivo compartilhar com os visitantes alguns dos principais projetos pedagógicos desenvolvidos com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I apresentaram projetos na área de Ciências, baseados em estudos e experimentos elaborados por meio de procedimentos de pesquisa: elaboração de perguntas, levantamento de hipóteses, observação, mapeamento, conclusões e registros sobre os temas pesquisados.

Com base nas indagações e no repertório de representações dos alunos para fenômenos naturais e sociais, eles desvendaram as explicações que a Ciência tem para oferecer acerca desses fenômenos.

Para a apresentação plástica e tecnológica das conclusões, as professoras de Arte Fabiana Spernega e Sílvia Mendes, juntamente com a professora de informática Monya Gomes, mostraram as criações interdisciplinares realizadas. “Com a intersecção entre arte e tecnologia, a produção final ganhou força e interatividade, e os visitantes puderam conhecer o processo vivenciado por cada turma ao longo do desenvolvimento de seus trabalhos”, explica Sílvia Mendes.

No Fundamental II, as turmas do 6º ano desenvolveram trabalhos relacionados à quantidade de lixo produzido pela sociedade e à necessidade de reutilizar materiais recicláveis. A partir dos conhecimentos adquiridos, produziram histórias em quadrinhos em Espanhol e confeccionaram brinquedos com objetos que seriam jogados no lixo.

Os alunos do 7º ano visitaram o Instituto Butantan, onde aprenderam sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, reconhecendo a necessidade de ter hábitos adequados de higiene e armazenamento de objetos em casa, a fim de prevenir doenças. Em Geografia, eles estudaram as áreas da superfície terrestre que sofrem com epidemias como a Dengue e o Zika Vírus e criaram um quiz com perguntas que estimularam o público a testar seus conhecimentos sobre a prevenção de doenças.

Já os estudantes do 8º ano montaram um estúdio de rádio que incluía em sua programação músicas e notícias baseadas em pesquisas sobre cultura, olimpíadas e curiosidades. Assim, eles desenvolveram a expressão oral e escrita, a criticidade e o posicionamento diante da informação.

“Buscamos, com essa atividade, promover o protagonismo juvenil e incentivar a busca do conhecimento por meio da pesquisa em fontes confiáveis e da reflexão, contribuindo para a ampliação da capacidade dos alunos de analisar, sintetizar e interpretar dados”, afirma Roberto Leal, coordenador do Ensino Fundamental II.

9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A influência da propaganda na construção do ideal de beleza feminino
1ª série | Professora Orientadora: Michele Rodrigues
Teresa G. P. Moraes e Lívia de Almeida Freitas
A indústria cultural transformou o ideal de beleza feminino em um produto de consumo. O perfil da mulher em anúncios publicitários muda de acordo com a época, mas sempre atende às expectativas do universo masculino. Demonstrar como a indústria cultural, no século XX, criou, reproduziu e fortaleceu um ideal de beleza feminino.

A Matemática Na Música
1ª série | Professor Orientador: Vanderlei
Felipe Sanches, João Amaral de Souza Lima e João Pedro Gomes Silva
A Música é uma das primeiras manifestações artísticas do homem, que nos acompanha de forma organizada desde a criação das relações matemáticas e físicas e das escalas musicais em estudos realizados por Pitágoras até os dias hoje. Porém, às vezes, é difícil encontrar uma conexão do que está tocando em um aparelho musical qualquer com a Matemática que aprendemos na Escola. Nessa pesquisa, procuramos analisar as relações históricas entre Música e Matemática e a Física de uma forma que leigos de ambas as áreas possam entender minimamente a importância dessa relação harmônica.

Açaí: um tesouro a ser descoberto
1ª série | Professor Orientador: Paulo Guilherme de Souza Campos
Mariana Kiss Pereira e Anna Beatriz Alves
Sabe-se que, no Brasil, um dos frutos mais valiosos é o açaí. Além de contribuir para a economia brasileira, o fruto do açaizeiro apresenta compostos antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, entre outros nutrientes que atribuem a ele a pigmentação arroxeada. A partir da poupa do açaí, iniciamos pesquisas no intuito de identificar uma técnica apropriada para a extração do corante e, posteriormente, investigar sua possível aplicação como marcador nas áreas de citologia e histologia. Explorar os benefícios do açaí ao procurar alternativa para os variados marcadores celulares existentes no mercado. Buscar um método simples de produção de corante de açaí, para ser realizado em laboratórios escolares.

Um auxílio à deficiência visual
9º ano | Professor Orientador: Fernando Ribeiro
Lucas Frasca Camargo e Pedro Henrique Dourado
O contato do deficiente visual com o computador e outras tecnologias, muitas vezes, vem cercado de sentimentos que geram desde o medo até a superação na busca da independência. É necessário, além de apresentar sua estrutura e funcionamento, subsidiar softwares que possibilitem autonomia no momento do uso do computador. Buscando recursos que proporcionem a inclusão digital, o deficiente visual poderá encontrar caminhos que o ajudem inserir-se na sociedade. Divulgar softwares já existentes, pouco conhecidos, e apresentar melhoras a tais mecanismos de interação.

Agitador Magnético
9º ano | Professor Orientador: Marcelo Barão
Isabela Szalontai, Laís Nakashima e Luisa Andrade
O Agitador Magnético é um equipamento de laboratório utilizado para agitar líquidos e soluções por um longo período de tempo. Mostrar as vantagens e as desvantagens do Agitador Magnético. Apresentar um modo de adquirir um agitador magnético com menor custo.

Artifícios políticos: pregão eletrônico
1ª e 2ª séries | Professor Orientador: Fernando Ribeiro
Aline Carlucci e Gabriel Serrano
A gestão pública brasileira é marcada por uma sucessão de aspectos resultantes da complexidade que este sistema adquiriu ao longo de sua estruturação. Todavia, a fim de atingir os melhores resultados, sua organização é constituída por diversas ferramentas indispensáveis para o estabelecimento de uma administração eficaz e contínua. Há propostas de democratização dessas atividades, por exemplo, o Pregão Eletrônico, que tendem a reverter o atual cenário de desvirtuação dos objetivos públicos. Analisar e verificar algumas modalidades gerenciais da verba pública, tendo como base a ampla área das licitações. A partir disso, evidenciar o mecanismo conhecido como Pregão Eletrônico, destacando seu seguimento e suas características principais. Considerando-se os aspectos negativos, propor, por fim, uma medida que busque aperfeiçoar este tipo de licitação.

A influência da linguagem corporal no cotidiano
1ª série | Professor Orientador: Saulo Roberto Diz
Letícia Sayuri Koga e Nathaly Lissa
A linguagem corporal tem efeitos notáveis em qualquer situação de convivência social. Em palestras, encontros, no trabalho e em outros eventos coletivos, há um impacto social causado pela linguagem não verbal. Especialistas afirmam que aproximadamente 93% de toda a comunicação humana é não verbal. 55% da comunicação é feita sem a utilização de palavras, ou seja, está relacionada a posturas, expressões faciais e gestos. A sonoridade e a vocalização (tom de voz, ritmo e velocidade de fala) também são importantes e correspondem a 38% das mensagens transmitidas. Conscientizar sobre a utilidade e a interpretação desses sinais, pode ser uma vantagem para as relações interpessoais, pois pode tornar uma apresentação melhor, por perceber vestígios de uma mentira, demonstrar superioridade ou igualdade e por interpretar o comportamento diante certas ocasiões.

Inglês
Para apresentar o projeto English Open Class, o Departamento de Inglês transformou seu estande em uma sala de aula e trouxe apresentações de recortes de 15 a 20 minutos de aulas ministradas no decorrer do ano para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Médio.

Além do projeto Open Class, também houve a exposição de outros trabalhos, como os vídeos da Rotina da Aula de Inglês (English Class Routine) e do Congresso de Harvard, o Show de Talentos, o Projeto Anti-Bullying e a apresentação de uma cena do famoso musical Mamma Mia, feita por alunos da 1ª série do Ensino Médio, que empolgou a plateia com a coreografia da música Dancing Queen.