Semana de Combate ao Bullying na Escola

03/04/2017

O termo bullying tem sido usado há um bom tempo, preocupando pais de crianças em idade escolar. Mas só em novembro de 2015 ganhou definição objetiva aos olhos da Lei.

Segundo a Lei Federal que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, bullying é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

Trata-se de uma lei importante, não só por tornar clara a distinção entre bullying e ocorrências normais de conflitos entre alunos, que exigem intervenções bem distintas da escola e dos pais envolvidos, mas também por chamar a atenção para a seriedade com que o tema precisa ser tratado, garantindo às famílias o direito de cobrar da instituição de ensino “medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate” ao bullying.

No Vital Brazil, o Projeto Antibullying é permanente e destinado aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Sua implementação aconteceu anteriormente à Lei Nacional Antibullying (nº 13.185), e foi motivada, especialmente, pela crença de que práticas como essas não são aceitáveis, bem como por um movimento mundial voltado para a conscientização sobre a importância de o cidadão moderno posicionar-se contra a prática do bullying.

Por meio de atividades diversificadas, o projeto busca: sensibilizar sobre a importância de respeitarem as diferenças entre as pessoas com quem convivem; estimular o conhecimento e a prática de regras e valores que favoreçam a boa convivência; executar ações planejadas para fomentar a colaboração de todos para a prevenção e erradicação da prática de bullying.

Suely Nercessian Corradini, diretora pedagógica.