Prêmio InovaVital: o futuro se faz com novas ideias

03/04/2019

Toda escola tem o dever de acreditar no futuro. Está na própria natureza do ofício de educar: quem educa acredita no poder positivo e transformador do ensino, que imbui as novas gerações de capacidade criativa, de respeito ao conhecimento e ao ambiente acadêmico e de espírito solidário. Três forças que conduzem ao progresso.

O progresso é feito de novas ideias. Os avanços conquistados pela humanidade – na preservação da saúde, na garantia de sustento e segurança, no estabelecimento de paz e colaboração entre povos, na igualdade de direitos entre indivíduos e na qualidade geral da vida humana – se devem a pessoas que ousaram pensar diferente das ideias de seu tempo.

O progresso é feito com método. Pensar diferente é um começo: à liberdade de propor novas ideias deve se seguir a responsabilidade de colocá-las à prova, submetê-las ao teste da razão e à verificação de sua validade, numa construção coletiva do conhecimento.

O progresso é coletivo e solidário, feito por pessoas dotadas de um espírito crítico, mas confiante. Um otimismo consciente, capaz de identificar os problemas do mundo, mas também de enxergá-los apenas como desafios ainda sem solução. Como oportunidades. Como convites à ação.

Em 2019, o Colégio Vital Brazil convida os alunos a enfrentar tais desafios.

Está lançado o Prêmio InovaVital!

Trata-se de um chamado para nossos estudantes demonstrarem que são capazes de construir um mundo melhor, como sabemos que são. Ao longo do ano, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio serão incentivados a considerar a realidade em que vivem com o olhar crítico que buscamos promover, para que localizem problemas, falhas e oportunidades de ação no mundo e na sociedade.

Com diferentes graus de autonomia e protagonismo, de acordo com sua faixa etária, eles deverão recorrer ao conhecimento que possuem e, se necessário, buscar novos aprendizados, para propor novas ideias – novas tecnologias, novas funcionalidades, novos processos – que solucionem os problemas identificados. E, então, deverão pôr suas ideias à prova, transformando-as em ação.

Temos certeza de que, desse processo, resultarão incríveis inovações com potencial de contribuição para o desenvolvimento da humanidade, que serão reconhecidas e premiadas por comissões de educadores e convidados especiais do Vital Brazil.

Mas não será o único resultado. Com o Prêmio InovaVital, queremos promover nos alunos princípios e valores muito claros:
– Criatividade, conhecimento e solidariedade como base do progresso;
– Otimismo consciente, confiança crítica no futuro;
– Convicção da própria capacidade empreendedora e transformadora.

Reforçamos, assim, nossa visão de que educar é mais do que preparar para o mundo, no sentido de armar o aluno para “enfrentar a realidade”, “vencer (sozinho) os obstáculos da vida”. Educar é capacitar o aluno a mudar a realidade para melhor. Dar ao aluno as condições de transformar a “vida como ela é” na vida como ela pode ser. Para todos.

É nisso que acreditamos. Que o futuro se faz com novas ideias e que nossos alunos são capazes de tê-las. Que conhecimento não se recebe, se constrói, e é nosso papel ajudá-los nessa construção. E que nossos alunos podem ser a razão de um mundo melhor.