No Vital Brazil, jornal também é coisa de criança!

21/03/2016

Um dos grandes desafios atuais da escola é criar estratégias didáticas eficazes para que os alunos disponham das habilidades leitoras necessárias para a compreensão de escritos diversos, bem como estimular a expressão oral e a produção textual.

“Ao longo de nossas experiências no Vital Brazil com as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, buscamos diversificar as estratégias de leitura e a produção de texto, para que os alunos atinjam uma dimensão plena, ou seja, uma competência comunicativa que lhes permita argumentar com clareza e segurança”, explica Vanessa Rodrigues, professora do 4º ano.

Dessa forma, além do trabalho de leitura desenvolvido por meio dos livros de literatura, o Colégio também realiza aulas com o Jornal Joca, que está sendo um sucesso, como confirma a aluna Valentina Matarazzo, do 3º ano D: “Sinto como adulta lendo o jornal!”. O periódico foi selecionado por conter uma diversidade de tipologias e gêneros discursivos, como notícias, reportagens, entrevistas, entre outros, e por possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.

A maioria dos textos jornalísticos também desperta o interesse das crianças pela leitura, por apresentarem fatos novos ocorridos na sociedade em diferentes segmentos, como pontua a aluna Marcela Monteiro, do 3º ano D: “O jornal é divertido porque a gente só fica brincando no celular e, lendo o Joca, sabemos tudo o que está acontecendo no mundo”.

O Jornal Joca é trabalhado em todas as turmas do 2º ao 5º ano, de acordo com os objetivos que se pretende atingir em cada uma. Quando o exemplar chega às salas de aula, são realizadas atividades diversificadas, que vão desde a leitura das imagens até debates orais. Todos os alunos querem participar da aula, lendo e comentando os textos do jornal, pois, como afirma a aluna Bruna Camargo: “A aula de jornal ajuda a aprender a ler e a ficar informado também!”.

Para as professoras, esse é um projeto muito positivo e que tem gerado bons frutos, pois aproxima ainda mais as crianças do mundo da leitura e da escrita e, como relata a professora Cristina Devecchi, do 3º ano D: “Lendo o jornal, os alunos ficam por dentro das atualidades, e isso os ajuda a compreender melhor os temas de estudo das áreas de Ciências, História e Geografia”.