Departamento de Inglês promove ações para falar sobre bullying

04/04/2016

Este ano, o Departamento de Inglês engajou praticamente todo o Colégio em uma iniciativa que obteve resultados tão positivos que vai se tornar um projeto permanente. Em março, as professoras desenvolveram diversas ações com as turmas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio para informar e conscientizar os alunos sobre a prevenção e o posicionamento com relação à prática de bullying.

Além de aprender o que é e quais são os tipos de bullying, por meio de apresentações digitais, vídeos e leitura de textos, os estudantes do Vital Brazil tiveram a oportunidade de discutir o tema, dizendo o que pensam e como se sentem. Como desfecho das atividades, eles produziram textos, cartazes e desenhos. E tudo isso em inglês, o que os ajudou a praticar o idioma de uma forma estimulante, visto que se tratava de um assunto atual e próximo de sua realidade.

Enquanto os alunos do 1º ano falaram sobre atitudes que devem ser evitadas porque podem deixar seus colegas tristes e reforçaram a importância de tratar os amigos sempre com carinho e respeito, as turmas dos níveis intermediário e avançado dos ensinos Fundamental II e Médio leram e discutiram a lei brasileira antibullying em inglês, e ainda fizeram uma atividade em que respondiam à carta de um leitor de 15 anos para a revista Teen Vogue, aconselhando-o sobre como lidar com o bullying.

“Os feedbacks das professoras e dos alunos sobre o projeto foram gratificantes e superaram nossas expectativas. As crianças e os jovens realmente se envolveram nas atividades e demonstraram muito interesse em conversar sobre o assunto. Tanto é que retomaremos as atividades de conscientização no segundo semestre”, afirma Elaine Aaltonen, coordenadora de Inglês do Colégio.