Como fazer provas de vestibular?

13/12/2018

Por André Rebelo, coordenador pedagógico do Ensino Médio do Vital.

1. Em véspera de prova não se estuda
Nunca, jamais. Você se preparou por um ano, pode confiar; revisar o assunto agora não ajuda, só atrapalha. Poupe o cérebro para a prova.

2. Tenha a mente sã…
Na véspera, busque ativamente elementos que elevem o seu astral. Assista a filmes motivadores, ouça músicas que lhe fazem bem, encontre amigos “pra cima”.

3. …e o corpo são
Alimente-se de comidas leves, nada que exija demais do organismo. Sua energia deve estar canalizada para o desafio. Durma cedo – mas cuidado com chás calmantes se não tiver o hábito, para não sentir sono na hora da prova.

4. Vá preparado para passar horas
Leve água e lanches leves (barra de cereais, biscoito, fruta). Vista-se confortavelmente: de chinelo, bermuda e camiseta, se preferir, ou como se sentir melhor.

5. Sinta a ansiedade – e a deixe passar
Os minutos iniciais após você receber a prova vêm com uma descarga emocional. Acredite: logo passa. Aproveite e leia com calma as instruções da prova.

6. Comece pela redação
Se for o dia, não perca a oportunidade de escrever seu texto com o cérebro descansado. Faça-o primeiro: da leitura cuidadosa do tema, ao esboço, à escrita final.

7. Garimpe a prova em busca de questões mais fáceis
Não responda na ordem nem perca tempo com questões com as quais não estabelecer conexão imediata. Vá avançando por onde tem mais afinidade. Chegando ao fim, volte ao início e repita o percurso.

8. Não deixe respostas em branco.
Concluído o “garimpo”, restam questões em que você vai ter de “chutar”. Fique tranquilo: com seu nível de preparo, elas não serão difíceis só para você. Uma estratégia de “chute” é contar quantas vezes cada letra já saiu como resposta; na dúvida entre (a) ou (c), aposte na que apareceu menos.

9. Reserve tempo para o gabarito
Guarde os 15, 20 minutos finais para preencher o gabarito com cuidado, e pronto: você fez um bom trabalho!