Carnaval do Zé Sorinho: aprendizado, criatividade e diversão

15/02/2016

No Colégio Vital Brazil, o Carnaval, enquanto manifestação histórico-cultural, foi trabalhado com os alunos de forma a permitir a aproximação das crianças com sua própria cultura. Dessa forma, atividades como a pesquisa, a observação das obras de pintores famosos sobre o Carnaval e o ouvir e cantar as marchinhas proporcionaram momentos de aprendizado e muita animação para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Inspirados na obra “O Carnaval do Arlequim”, de Juan Miró, os alunos do Maternal fizeram lindas releituras. Os diferentes ritmos do Carnaval foram apreciados pelo Maternal e Pré I, que criaram máscaras para brincar no baile do Zé Sorinho, realizado em 5 de fevereiro. As turmas do Pré II conheceram a história “Pierrot, Arlequim e Colombina” e soltaram a imaginação para criar adereços característicos para as personagens. Tudo com o acompanhamento cuidadoso da professora de Arte, Silvia Mendes.

“Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental assistiram a alguns vídeos sobre a origem do Carnaval e as diferentes manifestações carnavalescas em algumas regiões do País, e, durante as aulas de Arte, ao som das marchinhas de Chiquinha Gonzaga, confeccionaram chocalhos”, conta Elaine Reis, professora do 1º ano D.

Já as turmas do 2º ano aprenderam sobre a história do Carnaval de Veneza e estabeleceram relações com o Carnaval do Brasil, além de criarem coloridas máscaras que enfeitaram alguns espaços do Colégio durante o baile.

O “Carnival” nas aulas de Inglês
O tema do Carnaval também foi abordado com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I nas aulas regulares e no curso Integral de Inglês. As professoras ressaltaram as diferenças culturais entre a festa no Brasil e em alguns países cujo idioma oficial é a língua inglesa.

Nas aulas regulares, as crianças participaram de uma roda de conversa e fizeram um brainstorm (levantamento de palavras) sobre o tema. Depois, aprenderam vocabulário específico, conheceram alguns personagens típicos do “Carnival” e cantaram e dançaram ao som da música Mardi Gras for Kids. Ao final, foi realizada a brincadeira online Who´s behind the mask?, em que os alunos adivinharam os animais escondidos atrás das máscaras de Carnaval apresentadas, relembrando os nomes de animais estudados em Inglês.

Já no Integral, as aulas também começaram com uma roda de conversa e contemplaram a apresentação do vocabulário relacionado ao tema. Em algumas turmas, o vocabulário foi consolidado por meio de um caça-palavras, seguido da produção artística de um jester hat, chapéu de bobo da corte.

E foi assim o V Carnaval do Zé Sorinho do Vital Brazil: repleto de imaginação, criatividade, alegria e aprendizado!