Ampliar horizontes e despertar a paixão pelo conhecimento

02/01/2017

Nessa volta às aulas, além de dar as boas-vindas aos alunos novos e àqueles que já estão conosco há mais tempo, gostaríamos também de agradecer as famílias pela participação nos projetos, eventos e atividades do Colégio, e pela confiança em nosso trabalho nesses cinco anos. Esperamos que, juntos, possamos realizar com sucesso nossa tarefa compartilhada de educar as crianças e os jovens.

Em 2017, queremos fortalecer ainda mais a parceria com as famílias, pois acreditamos que há mais chances de despertar no aluno a paixão pelo conhecimento se, em casa, os pais praticam os mesmos valores, demonstrando interesse pela vida escolar do filho e conversando com ele sobre seus aprendizados.

E por falar em aprendizado, os profissionais do Vital Brazil já iniciaram o ano ampliando seus conhecimentos. Durante a semana de planejamento, em que fizemos os últimos preparativos para o retorno dos alunos, nossa equipe pedagógica assistiu à palestra “Excelência Acadêmica: generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual”, ministrada pelo educador e filósofo Mario Sérgio Cortella.

Além disso, este ano, o Colégio ampliou as ações com foco no desenvolvimento continuado dos docentes. Os professores de Ciências da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I contarão com a assessoria da Abramundo, a fim de aperfeiçoar ainda mais a experiência de nossos alunos com a disciplina. A iniciativa faz parte de nosso projeto de assessorias externas, que já contemplava os professores de Língua Portuguesa e Matemática.

Já os professores dos Ensinos Fundamental II e Médio vão participar de uma formação com foco em pesquisa científica, promovida pelo Instituto Butantan. Em 2016, o Instituto participou de nossa Mostra Científico-Cultural com o estande “Toxinas: caminhos da ciência”, e duas alunas do Ensino Médio do Vital foram selecionadas para desenvolver um trabalho de iniciação científica no centro de pesquisa.

Visando à formação integral de nossos alunos, que abrange muito mais do que o que está expresso no currículo, ampliaremos as ações relacionadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, isto é, daremos mais ênfase às interações cognitivas, sociais e afetivas que permeiam o trinômio essencial do processo educacional, incorporando às atividades de sala de aula dos estudantes de todos os segmentos ainda mais ferramentas que promovam o desenvolvimento pleno de nossos jovens.

Por considerarmos que educar é, além de desenvolver potencialidades, a capacidade de formar crianças e jovens preparados no campo da ciência, da convivência, da ação e do protagonismo, e que cada indivíduo, em diferentes etapas da vida, tem potencialidades diferentes, acreditamos estar cumprindo nosso propósito ao criar situações educativas que promovem em nossos alunos a vontade constante de aprender e evoluir, de conviver e de ser.

Ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e perguntar o que se ignora. Todas essas reflexões corroboram com a missão do Vital Brazil de promover um ensino de excelência. Excelente é aquele que vai além, que ultrapassa a obrigação. Escola excelente é aquela que oferece sólida base científica, formação cidadã, perspectiva de solidariedade social, mas, sobretudo, é aquela que ajuda a construir valores para que as crianças e os jovens saibam fazer escolhas de modo responsável e ético.

No Vital Brazil, o esforço e o comprometimento, os tropeços e as superações, os sucessos e as recompensas são do aluno. Porque a escola promove, mas é do aluno que vem a força do ensino.

Suely Nercessian Corradini, diretora pedagógica do Colégio Vital Brazil.