Alunos do Vital obtêm 100% de aprovação em exames de Cambridge

06/06/2016

A eficiência da estrutura do ensino de Inglês do Colégio Vital Brazil pode ser constatada a partir do índice de aprovação dos alunos nas certificações da Universidade de Cambridge: FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English e CPE – Certificate of Proficiency in English. “Em 2015, todos os alunos que prestaram os exames FCE e CAE foram aprovados”, comemora Elaine Aaltonen, coordenadora de Inglês.

O resultado de 100% de aprovação é fruto da parceria formada há três anos, entre o Vital e a Universidade de Cambridge. “Após estreitarmos nossas relações com a renomada instituição britânica, o Colégio tornou-se um centro oficial de aplicação dos exames de Cambridge, a fim de possibilitar que nossos alunos começassem a prestar os exames localmente”, explica Elaine.

O domínio de um segundo ou mesmo de um terceiro idioma é uma das competências mais fundamentais na atualidade, além de dar acesso à informação em um contexto globalizado e constituído por múltiplas culturas.

Por isso, o ensino de Inglês e Espanhol é ponto-chave no projeto pedagógico do Vital Brazil, que se compromete a preparar os alunos para que obtenham os principais certificados de proficiência nesses idiomas, que farão toda a diferença na carreira acadêmica e profissional de nossos jovens.

A partir do 6º ano, as turmas de Inglês são formadas levando-se em consideração não mais a série escolar, mas o nível de conhecimento que os alunos têm do idioma, de forma semelhante às escolas de idiomas tradicionais. Para tanto, durante o processo seletivo, todos os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio são submetidos a duas avaliações de Inglês: uma escrita e outra oral, que são de caráter classificatório e não eliminatório.

A análise dos resultados das duas avaliações nos possibilita identificar o estágio em que cada aluno deve ser alocado, dentre os que se encontram disponíveis no semestre em questão. O tratamento é personalizado e visa à formação de turmas homogêneas, em prol da garantia da excelência na qualidade do ensino de língua estrangeira.

Até o momento, 70 alunos do Vital Brazil prestaram os exames FCE e CAE e todos foram aprovados. Ainda de acordo com a coordenadora de Inglês do Vital, a conquista dos estudantes reflete não só sua dedicação, empenho e foco nos estudos, mas também a competência das professoras e a qualidade do projeto pedagógico do ensino do idioma, com cursos preparatórios bem estruturados e muita prática das habilidades exigidas pelos exames (Listening, Reading, Use of English, Writing e Speaking).

Diversas instituições, incluindo o Programa Brasileiro Ciência sem Fronteiras, aceitam os certificados emitidos pela Universidade de Cambridge como comprovação de domínio da Língua Inglesa. O FCE, CAE e CPE não expiram como outros exames e ajudam a abrir portas para o ensino superior fora do País, além de ampliar as oportunidades de obtenção de bons empregos.