Alunos do EF II assistem a palestras sobre Educação Digital

09/03/2016

A fim de discutir temas presentes em nossa sociedade e de preparar nossos jovens para atuarem de forma consciente frente aos desafios atuais, promovemos aos alunos do Ensino Fundamental II, em 7 de março, três palestras sobre os riscos dos meios digitais, ministradas pela Dr.ª Camilla do Vale Jimene.

Advogada e professora em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, Camilla é atuante na área do Direito Digital, com ênfase no uso da internet e das novas tecnologias, autora do livro “O Valor Probatório do Documento Eletrônico” e coautora do livro “Educação Digital”.

Com os alunos de 8º e 9º ano, a palestrante conversou sobre os riscos da exposição demasiada da intimidade e privacidade na web. Para as turmas da manhã de 6º e 7º ano, Camilla falou dos perigos da internet e de comportamentos que são considerados infrações. Já os estudantes de 6º, 7º e 8º ano do período da tarde aprenderam a diferença entre liberdade de expressão e violação do direito alheio, e discutiram os limites da manifestação de pensamento.

Durante as palestras, a advogada explicou aos estudantes o que é o Marco Civil da Internet, ressaltando que o ambiente virtual não é um mundo sem lei, e apresentou notícias sobre processos e sentenças judiciais relacionados à área do Direito Digital, envolvendo situações como exposição de fotos e vídeos sem consentimento, cyberbullying, invasão de sistema, entre outras. Camilla também abordou a importância de ler os termos de uso de sites e redes sociais e de não compartilhar senhas com amigos.

De acordo com Roberto Leal, coordenador do Ensino Fundamental II, é extremamente importante trabalhar a Educação Digital com alunos dessa faixa etária, devido aos longos períodos que eles passam na internet, em redes sociais, por exemplo. “Com o início da adolescência, muitas questões relacionais e emocionais são potencializadas, então alguns jovens acabam levando isso para o ambiente virtual, interagem de forma negativa e expõem colegas, familiares ou outras pessoas, sem se dar conta de que podem estar infringindo as leis que se aplicam à internet. Após as palestras, percebemos nossos jovens mais conscientes sobre as consequências de seus atos no mundo virtual e, portanto, mais cuidadosos com suas condutas”, explica.