Alunos do 7º ano homenageiam o Dr. Vital Brazil no Dia do Patrono

02/05/2016

Para homenagear o patrono do Colégio, os alunos do 7º ano organizaram atividades a fim de mostrar a todas as turmas a importância do trabalho do médico sanitarista Vital Brazil, reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento dos soros específicos contra venenos de animais peçonhentos (serpentes, escorpiões e aranhas), que até hoje salvam milhares de vidas.

Celebrado em 29 de abril, o Dia do Patrono envolveu todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e contribuiu para que eles conhecessem ainda mais o renomado cientista que dá nome à instituição de ensino. De acordo com o coordenador do Ensino Fundamental II, Roberto Leal, “o evento é fundamental, pois possibilita que as crianças e os jovens compreendam os motivos que levaram o Colégio a escolher o Dr. Vital Brazil como patrono e conheçam suas contribuições para o avanço da medicina”.

Os alunos do Maternal ao 3º ano do E. Fundamental assistiram a uma peça de teatro, encenada pelas turmas do 7º ano, que contou um pouco da história do médico sanitarista e do Instituto Butantan, e também falou sobre o mosquito Aedes aegypti e o combate a doenças. Ao final, as crianças ganharam um kit com um fantoche a ser customizado por elas, um adesivo comemorativo e um informativo sobre a dengue.

Por meio de uma exposição de fotografias organizada no pátio do Colégio e de um vídeo, as turmas do 4º ao 9º ano do E. Fundamental tiveram contato com a história do Dr. Vital Brazil e com as experiências vivenciadas pelos estudantes do 7º ano durante a visita que fizeram ao Instituto Butantan, em março. Por fim, os alunos que visitaram a exposição participaram de um divertido quiz que testou seus conhecimentos a respeito das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Depois de um dia repleto de atividades, as turmas do 7º ano tiveram uma grata surpresa: a pesquisadora científica Sonia Aparecida de Andrade, do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, foi ao Colégio Vital Brazil para prestigiar o trabalho dos alunos, que organizaram as ações do Dia do Patrono com tanto empenho e dedicação.