Alunos do 7º ano homenageiam Dr. Vital Brazil no Dia do Patrono

28/04/2017

Para homenagear o patrono do Colégio, os alunos do 7º ano organizaram algumas ações a fim de mostrar a todas as turmas a importância do trabalho do médico sanitarista Vital Brazil, reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento dos soros específicos contra venenos de animais peçonhentos. Até hoje, esses soros salvam milhares de vidas.

Celebrado em 28 de abril, o Dia do Patrono envolveu todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. De acordo com Roberto Leal, coordenador do Ensino Fundamental II, “o evento é fundamental, pois possibilita que as crianças e os jovens compreendam os motivos que levaram o Colégio a escolher o Dr. Vital Brazil como patrono e conheçam suas contribuições para o avanço da medicina”.

Ao longo do dia, alunos do 7º ano se revezaram na exposição organizada no pátio do Colégio, a fim de receber os colegas visitantes e explicar o conteúdo dos painéis. Logo na entrada, eles exibiam um vídeo com os melhores momentos da visita que realizaram ao Instituto Butantan. Em seguida, apresentavam fotos e informações sobre a trajetória do Dr. Vital Brazil e o método de produção do soro antiofídico.

Para encerrar a visitação, uma grata surpresa: o último painel trazia cordéis coloridos e criativos elaborados pelas turmas do 7º ano nas aulas de Português e Artes. O estudante responsável por essa parte da exposição lia para os visitantes alguns cordéis que contavam em rimas um pouco da história do médico sanitarista e seus feitos.

Além disso, o 7º ano também preparou uma ação divertida para convidar os alunos da Educação Infantil e do 1º ano para a exposição. Vestidos com jalecos e acompanhados por cobras de pelúcia, eles passaram nas salas de aula para conversar com os pequenos sobre o Dr. Vital Brazil e o Dia do Patrono.

Segundo Diego Cruco Rodrigues, aluno do 7º ano, um dos melhores momentos foi a visita ao Instituto Butantan. “Adorei conhecer de perto o trabalho dos cientistas e descobrir como é feito o soro antiofídico. Também gostei muito de elaborar os cordéis, porque fizemos tudo, escrevemos os textos e desenhamos as artes da capa”.

Já Mariana Nagata, também do 7º ano, conta que gostou muito de todo o processo da realização do Dia do Patrono. “Foi muito legal, pois tivemos cerca de três meses para estudar bastante sobre o Dr. Vital Brazil e descobrimos vários aspectos interessantes sobre sua história. E a melhor parte foi compartilhar tudo o que aprendemos com nossos colegas, porque ao apresentarmos a exposição para eles aprendemos ainda mais”.