Alunos do 1º ano observam aves que voam pela escola

12/09/2016

Um dos projetos trabalhados com o 1º ano do Ensino Fundamental e que desperta muito a curiosidade dos alunos é sobre os animais. Este ano, para dar um foco diferenciado ao estudo do tema, as professoras decidiram chamar a atenção das crianças para algo mais próximo de seus olhos.

“Como o Vital é frequentemente visitado por algumas aves, que procuram o local pelos alimentos oferecidos, iniciamos, após a visita ao Zoológico de Sorocaba, as observações dos espaços da escola”, explica a professora Renata Afonso, do 1º ano B.

Assim, o processo de pesquisa é conduzido pela conquista de conhecimentos científicos, em que são priorizados o levantamento de hipóteses, o mapeamento, a realização de estudos, observações e pesquisas e o registro dos conhecimentos aprendidos.

Além de levantar hipóteses sobre as aves, os alunos conhecem algumas espécies e suas características. “Nosso objetivo com a atividade é orientá-los sobre a importância de conhecer as diferentes aves, especialmente as brasileiras, de respeitar a natureza e de preservar as espécies”, ressalta Renata.

“É encantador ver os alunos levantando ideias sobre os conhecimentos científicos ou ainda adquirindo a postura de apreciadores de aves. As crianças relatam o que observam sobre as aves que veem na escola, em casa, nos parques ou em viagens. Nesse processo, elas acabam aprendendo muito umas com as outras, a partir dos depoimentos dos colegas”, complementa a professora.