Aluno do Vital conquista medalha de prata na OQSP-2017

26/06/2017

O aluno Thiago Louro Fernandes, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou medalha de prata na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP-2017, garantindo sua participação na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que será realizada em agosto.

Na fase final da competição, que aconteceu em 10 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), os participantes assistiram a experimentos demonstrativos preparatórios para a prova e tiveram duas horas para responder às questões. No mesmo dia, a Comissão Julgadora corrigiu os exames e premiou com medalhas os 50 vencedores da OQSP-2017.

A Química e as Olimpíadas
A primeira etapa da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo envolveu a elaboração de uma redação sobre o tema “Química nas Olimpíadas”, aproveitando o interesse gerado pelos Jogos Olímpicos Rio 2016. A redação escrita pela aluna Lais Rodrigues Migliorini ficou entre as 20 melhores e foi publicada no site da OQSP-2017.

Ao tratar de contribuições da química para o desenvolvimento dos esportes olímpicos, os autores das redações dissertativa-argumentativa puderam abordar aspectos referentes aos atletas (nutrição, suplementos, substâncias lícitas e ilícitas e sua detecção por análises químicas), equipamentos esportivos (trajes, instrumentos, veículos) e/ou estádios e instalações (pistas, quadras, piscinas, coberturas, pira olímpica, iluminação, sustentabilidade e redução de emissões de CO2).

Organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), a olimpíada conta com a participação de estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e tem como principais objetivos envolver os estudantes em uma atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro, além de revelar jovens talentos.

Parabéns a todos os alunos que participaram da OQSP-2017!