Aluno do Vital conquista medalha de bronze na OQSP-2016

20/06/2016

O aluno Bruno Zacaroni Marciano, da 2ª série do Ensino Médio do Vital, conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2016), garantindo sua participação na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que será realizada em agosto.

Na fase final da competição, que aconteceu em 11 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), os participantes assistiram a experimentos demonstrativos preparatórios para a prova e tiveram duas horas para responder às questões. No mesmo dia, a Comissão Julgadora corrigiu os exames e premiou com medalhas os 50 vencedores da OQSP-2016.

Luz na Química
A primeira etapa da Olimpíada envolveu a elaboração de uma redação sobre o tema “Luz na Química – invenções humanas envolvendo interações luz-matéria, tais como reações químicas que ocorrem por ação da luz e/ou causam a emissão de luz”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado pela Unesco em 2015.

Com o título “A química entre a luz e a criminalística”, o texto do aluno Bruno Zacaroni Marciano ficou entre os 20 melhores, selecionados a partir das 100 redações finalistas, e foi publicado no site da OQSP-2016:
http://allchemy.iq.usp.br/oqsp/OQSP-2016-1-Bruno_Marciano.pdf

Organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), a Olimpíada conta com a participação de estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e tem como principais objetivos envolver os estudantes em uma atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da Química no contexto atual e futuro, e revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los.

Parabenizamos todos que participaram da OQSP-2016 e vamos torcer para que nosso aluno tenha um ótimo desempenho na Olimpíada Brasileira de Química!