A importância do inglês

26/10/2018

Na sua opinião, que peso os alunos do Vital dão ao Inglês?
A maioria dos alunos do Vital dá muita importância ao Inglês. Em agosto, fizemos uma pesquisa com alunos do Ensino Médio; 93,7% deles consideram o Inglês “importante” ou “muito importante” para sua vida pessoal. Para o futuro acadêmico e/ou profissional, são praticamente todos: 99,5%. O interessante é que eles valorizam o Inglês, não importa a área em que vão atuar; estão distribuídos igualmente entre os que querem Humanas, Exatas, Biológicas ou os que ainda não decidiram.

Saber Inglês é útil para qualquer um hoje em dia.
Sim, é verdade. Mas o aprendizado do Inglês pode tornar-se muito mais significativo quando a pessoa não só aprende o Inglês – desenvolvendo as quatro habilidades comunicativas à medida que se apropria do vocabulário e das estruturas linguísticas do idioma –, mas também aprende em Inglês, ou seja, usa a língua inglesa como instrumento de acesso a conhecimentos gerais. No Vital, o Inglês é um meio de adquirir repertório em todas as áreas de conhecimento. Vários alunos já nos disseram que foram bem em questões de História, Geografia e até mesmo na produção de textos do Enem e de exames vestibulares, porque usaram o conhecimento adquirido em Inglês, em sala de aula ou pela internet. Vale ressaltar que a língua inglesa é predominantemente usada na internet. Uma pesquisa divulgada em junho pela “World Internet Stats” mostra, por exemplo, que 25% dos usuários da internet (985 milhões) se comunicam em inglês, enquanto apenas 4% (158 milhões) utilizam o português.

O que a pesquisa revela sobre as expectativas dos alunos em relação ao Inglês?
A maioria cita, como principal objetivo, “adquirir fluência” ou “adquirir conhecimento suficiente para um bom desempenho em vestibulares”. Mas outra questão revela uma demanda indiscutível: 51,2% gostariam de estudar em universidades no exterior. Nós temos prestado consultoria aos interessados, um trabalho que vai além da parte burocrática. Por exemplo, os sites dessas universidades listam documentos exigidos para a inscrição; o que eles não dizem é que o admission officer [profissional responsável por aprovar os candidatos] tem poucos minutos para avaliar cada uma de centenas de inscrições. Por isso, tão importante quanto suas notas é se mostrar interessante: listar atividades extracurriculares, esportes, talentos, trabalhos voluntários. Em suma, o que faz de você alguém que agregue valor àquela comunidade escolar.

O que os índices de certificações de Cambridge revelam?
Que os alunos buscam um currículo diferenciado e proficiência em língua inglesa para ampliar a capacidade de construir uma carreira acadêmica e profissional de ponta. Cerca de 40% dos nossos alunos da 3ª série do Médio têm se graduado com pelo menos o FCE (Cambridge English, First). Atualmente, temos um saldo de mais de 150 certificações internacionais, obtidas por alunos que foram aprovados nos exames de Cambridge, no período de 4 anos. E apenas 5,53% de todos os nossos alunos, da Educação Infantil ao Médio, fazem curso fora do Colégio, em escolas de idiomas. Esses dados parecem validar o nosso programa e nos estimulam a continuar buscando aprimoramento para torná-lo melhor a cada ano.