A arte da matemática e da tecnologia: exploração da criatividade interdisciplinar
12/04/2023
“Acredito que produzir imagens, como eu, é quase unicamente uma questão de querer muito fazer bem.” (Maurits Cornelius Escher)
Inspirados pelas obras de Maurits Cornelius Escher, artista gráfico holandês, os estudantes do Fundamental – Anos Finais uniram as disciplinas de Artes, Matemática e Tecnologia para criarem suas próprias obras, baseadas na divisão regular do plano, nas simetrias e na ilusão de movimento. Para isso, tiveram de aplicar os conceitos de simetria de translação, rotação e reflexão, utilizando habilidades artísticas, composição de imagens e muita criatividade.
A ideia surgiu a partir dos encontros pedagógicos, quando os professores de Matemática, Tecnologia e Artes encontraram um assunto em comum para abordar nas diferentes disciplinas.
Os alunos iniciaram conhecendo o artista, sua trajetória e principais obras. Em seguida, construíram um molde, aplicando as técnicas de simetria. Utilizaram a tecnologia para fazer seu trabalho ganhar vida por meio do software Monkey Jam, pelo qual criaram seus próprios vídeos no estilo stop motion. Então, produziram uma obra final ao contornarem e encaixarem os moldes, e colori-los inspirados no artista Escher.
Para Carmem Barrio Garcia, professora de Matemática, essa experiência possibilitou aos estudantes serem protagonistas de seu aprendizado. “Eles utilizaram de muita criatividade e autonomia em suas criações e puderam perceber a ligação entre os diferentes campos abordados”, completa a professora.
Confira alguns trabalhos: