Novas metodologias e recursos tecnológicos enriquecem as aulas do EF II
01/08/2017
No começo de 2017, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Vital Brazil sentiu a necessidade de adotar novas metodologias de ensino, intensificando o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, a fim de promover um aprendizado mais significativo e engajador para os alunos.
Além de estimular os estudantes a serem mais proativos na busca pelo conhecimento e pelo desenvolvimento de competências e habilidades, os professores queriam promover experiências de aprendizagem que dialogassem mais com o universo dos alunos, intensamente mediado pelas tecnologias.
“Demos início a um processo de formação dos professores, para que eles conhecessem as metodologias mais utilizadas. Eles se dividiram em grupos e cada equipe ficou responsável por estudar uma estratégia diferente – sala de aula invertida, aula híbrida, gamificação e aula baseada em problemas – e compartilhar com os colegas”, explica Roberto Leal, coordenador do Ensino Fundamental II.
Ainda durante o período de capacitação, os professores começaram a testar as metodologias e a explorar mais a utilização de recursos tecnológicos em suas aulas. Com isso, descobriram quais estratégias eram mais adequadas e trariam mais benefícios para o aprendizado de sua disciplina ou de conteúdos específicos.
A partir da intensificação do uso de tecnologias nas aulas do 6º ao 9º ano, o Colégio decidiu aprimorar a infraestrutura e os equipamentos disponíveis. Uma nova rede de wi-fi foi instalada, de forma a atender com eficiência todas as salas de aula do Ensino Fundamental II, e foram adquiridos 40 tablets.
Segundo Roberto Leal, a experiência tem sido muito positiva. “Com um olhar seletivo e cauteloso, os professores planejam as aulas que vão trabalhar com metodologias diferentes ou que farão uso dos tablets, sempre pensando de que maneira essas inovações podem potencializar o aprendizado dos alunos, despertando ainda mais seu interesse pelos conteúdos ensinados”, afirma o coordenador.
Como um dos principais objetivos do Vital Brazil é que as ferramentas digitais não sejam utilizadas apenas para pesquisas e consultas on-line, a equipe pedagógica explora diferentes plataformas e aplicativos, como o Kahoot!, por exemplo, com o qual os alunos criam jogos com perguntas de múltipla escolha sobre determinado assunto trabalhado em sala de aula.
Sala de aula invertida
Depois de pesquisar algumas metodologias, Fernanda Nakabara, professora de Geografia do 6º ano, chegou à conclusão de que a sala de aula invertida era uma ótima opção para falar com seus alunos sobre bússolas.
“O tema ainda não tinha sido trabalhado em sala, então eu propus que os alunos assistissem a um vídeo e lessem um texto, ambos selecionados por mim, e depois respondessem a questões referentes a esses materiais. Na aula seguinte, eles já estavam familiarizados com o tema e a aula foi muito mais enriquecedora. Eu apenas coordenei e fiz algumas orientações sobre os conhecimentos que eles haviam adquirido a partir do vídeo e do texto e, assim, ficou mais fácil introduzir novos aprendizados sobre o assunto”, explica a professora.
Fernanda conta que vem utilizando outras metodologias e recursos em suas aulas, como aula híbrida, jogos, tablets, smartphones e o Kahoot!. “Percebo que nessas aulas os alunos demonstram bastante interesse pelas atividades propostas e ficam mais atentos, pois o conteúdo é compreendido de maneira virtual, interativa e dinâmica”, completa.