A importância da horta na Educação Infantil: desenvolvimento, diversão e aprendizado enriquecido!
26/09/2023
Você conhece os benefícios da horta na educação infantil?
Pode parecer uma atividade simples, mas ela é um excelente recurso didático para desenvolver competências que a criança vai levar para a vida inteira.
Sem contar que é uma ótima oportunidade para os alunos terem mais contato com a natureza e saírem um pouco da tecnologia.
Então, quer aprender um pouco mais sobre a importância da horta na escola e os benefícios que ela traz? Acompanhe a leitura conosco!
Quais séries compreendem a educação infantil?
Antes de falar sobre as atividades de horta na educação infantil, vamos contextualizar essa etapa de ensino.
A educação infantil é destinada para crianças de 0 a 5 anos e tem como objetivo desenvolver habilidades motoras, sensoriais e cognitivas de cada aluno.
De acordo com o Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação infantil deve ser oferecida em:
- creches ou instituições semelhantes para crianças de até 3 anos;
- pré-escolas para crianças de 4 e 5 anos.
Neste sentido, as séries que compreendem a educação infantil são:
- infantil 1;
- infantil 2;
- infantil 3;
- infantil 4;
- infantil 5.
Quais são os benefícios da horta na educação infantil?
Nem todo mundo valoriza, mas a verdade é que ter um projeto de horta na educação infantil 1, 2, 3, 4 e 5 traz vários benefícios para as crianças.
Isso porque o simples contato com a terra pode auxiliar no @desenvolvimento de habilidades na escola que podem ser fundamentais para o futuro deles.
Essas habilidades envolvem senso de responsabilidade, sensibilidade ambiental, competências motoras, paciência e muito mais.
Falaremos mais sobre elas logo abaixo:
Aprendizado prático
As atividades de horta educação infantil são uma maneira eficiente de colocar a mão na massa e aprender com a prática.
Esse contato que os alunos têm com a natureza por meio da horta faz com que eles adquiram conhecimento sobre a vida das plantas e do meio ambiente, quais cuidados eles precisam, como a estação do ano influencia o ciclo delas e muito mais.
Basicamente, é uma forma bem dinâmica e atrativa de ensinar novos conhecimentos.
Sensibilização ambiental
Ao ter o contato direto com a horta e tudo ao redor que é da natureza, as crianças desenvolvem uma sensibilização ambiental maior.
Isso significa que elas passam a entender mais a importância que a natureza tem para o mundo e a necessidade de contribuir para a preservação dela.
Ou seja, um simples projeto de horta na educação infantil 1, 2, 3, 4 e 5 ajuda a desenvolver habilidades empáticas e de protagonismo nas crianças.
Desenvolvimento de habilidades motoras
A importância da horta na escola também tem a ver com o desenvolvimento de habilidades motoras dos alunos.
Para ficar mais fácil de entender, vamos imaginar a simples ação de plantar um pé de feijão. O processo depois envolve regar, monitorar, colher e ter todo um cuidado diário, certo?
Todas essas etapas auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras das crianças.
O Colégio Vital Brazil conta com uma estrutura perfeita para atividades com a horta local. Agende uma visita para conhecer!
Alimentação saudável
Outro benefício de ter uma horta dentro da escola é poder passar orientações sobre alimentação saudável para as crianças.
No caso, os alunos conseguem plantar os próprios alimentos e entenderem a necessidade de ter uma boa alimentação no dia a dia.
Promoção da paciência e responsabilidade
Habilidades como paciência e responsabilidade também podem ser desenvolvidas por meio de atividades com horta na educação infantil, uma vez que ela demanda tempo e trabalho para ser cuidada.
Vale a pena ressaltar que o trabalho é tanto individual quanto em equipe. Todos se unem para garantir que a horta seja preservada e dê bons frutos!
Redução do estresse e ansiedade
Ter contato direto com a terra e outros elementos da natureza auxilia na redução do estresse e ansiedade, que são grandes problemas do mundo atual.
Segundo uma pesquisa feita pela Healthtech Vittude e divulgada pela Bloomberg Línea, um a cada quatro brasileiros empregados com até 25 anos afirmam que sofrem com ansiedade e estresse.
Isso só reforça a importância da horta na escola e de atividades que ajudem a reduzir esses sentimentos.
Integração com outras disciplinas
Por fim, a horta também é uma atividade que faz a integração com outras disciplinas.
Ou seja, é possível aprender sobre Ciências, Nutrição e várias outras áreas por meio do cultivo da horta.
Como a horta é trabalhada no Vital Brazil
A horta no Colégio Vital Brazil é um espaço para descobertas científicas, atividades em equipe, pesquisas e contato direto com a natureza, que está dentro do projeto sobre alimentos saudáveis do Pré I e faz parte do Integral.
Ela é mantida pelos próprios alunos, que recebem orientações de jardineiros e professores sobre plantação, cultivo e por aí vai.
Com essa estrutura, as crianças conseguem aprender e se interessar mais por Educação Ambiental, Nutrição e, principalmente, por Ciências.
Porque é por meio da horta que elas conseguem levantar hipóteses sobre o crescimento das plantas, observar o processo, realizar o cuidado necessário e depois fazer a colheita. Assim, eles ainda confirmam se a hipótese do começo estava certa ou não.
Sem dúvidas, essa estrutura é um dos grandes diferenciais do Colégio Vital Brazil, que conhece muito bem a importância da horta na escola.
Afinal, um dos nossos objetivos é oferecer espaços pedagógicos para as crianças explorarem novos campos de conhecimento e terem aprendizados intelectuais e socioemocionais.
Por exemplo, conseguimos trabalhar a frustração das crianças que aparecem quando a plantação não vai para a frente. É uma boa oportunidade para ensinarmos a lidar com esses sentimentos.
Dessa forma, o Colégio Vital Brazil se configura como uma das melhores escolas da cidade e do estado de São Paulo, que proporciona uma jornada apaixonante pela aprendizagem.
Conheça o Colégio Vital Brazil e ofereça uma educação de qualidade para o seu filho!
Conclusão
Portanto, a horta na educação infantil pode ser vista como um recurso pedagógico que ajuda a desenvolver habilidades, criar hábitos alimentares saudáveis e a reduzir sentimentos como estresse e ansiedade.
Embora aparente ser uma atividade simples, colocar a mão na terra e ter contato com a natureza auxilia bastante na formação dos alunos. Também é uma maneira de formar adolescentes e jovens responsáveis com questões ambientais e de sustentabilidade.
Por conhecer bem todos esses benefícios, o Colégio Vital Brazil se destaca como ótima opção de ensino na cidade e no estado de São Paulo.
Se quiser conhecer mais sobre a nossa escola e atividades, conheça a Revista Vibra Todas!