Novo Ensino Médio
1ª à 3ª SÉRIE
Novo Ensino Médio no Vital Brazil
Personalizado como nunca.
Forte como sempre.
Agende uma visitaO Novo Ensino Médio é resultado de uma profunda reforma que tem como principal objetivo garantir a todos uma base de saberes alinhada às demandas e complexidades do século 21, além de dar a cada um a chance de descobrir a própria identidade e desenvolver suas aptidões a partir de um currículo mais flexível.
Para isso, a matriz curricular escolar precisa ser estruturada em duas grandes frentes:
Itinerários Formativos
Formação Geral Básica e Foco Vital
Este é o caminho flexível da jornada, e cada aluno deve definir o seu. O propósito é desenvolver competências e habilidades específicas a partir do aprofundamento nas quatro grandes áreas do conhecimento:
- Ciência e Vida
- Ciências Humanas e Linguagens Contemporâneas
- Ética e Sociedade
- Tecnologia e Meio Ambiente
-
Ciência e Vida
Programa para quem busca compreender a importância da pesquisa e dos avanços científicos para a preservação e a continuidade da vida. A abordagem é prática e laboratorial. Envolve observação, experimentação e produção de conhecimento.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Biológicas, Educação Física e Esporte, Enfermagem, Farmácia-Bioquímica, Fisioterapia Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Currículo para quem quer conhecer a importância do processo comunicativo para a história da humanidade. Dos primeiros desenhos em cavernas às mais avançadas criações digitais, o curso promove o estudo e a prática de diversas linguagens como ferramentas de compreensão, expressão e participação ativa no mundo.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Artes Visuais, Audiovisual, Cinema e Vídeo, Design, Fotografia, Jornalismo, Letras, Midialogia, Moda, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Internacionais e Relações Públicas.
Curso para quem acredita que progresso e ética devem andar juntos na construção de uma sociedade melhor. Realizado a partir de um núcleo de estudo, pesquisa e reflexão, tem o objetivo de produzir e trocar conhecimentos por meio de publicações, campanhas e eventos, como seminários e palestras.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Direito, Filosofia, Gastronomia, Gestão de Políticas Públicas, História e Turismo.
Itinerário para quem identifica no desenvolvimento tecnológico o caminho para a promoção da sustentabilidade e do bem-estar social. Estudos e experimentos práticos podem contribuir para a formação de indivíduos críticos e conscientes dos impactos que os avanços tecnológicos podem acarretar.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Engenharias, Estatística, Física, Geologia, Gestão Ambiental, Matemática, Oceanografia, Química e Tecnologia da Informação.
Ciência e Vida
Programa para quem busca compreender a importância da pesquisa e dos avanços científicos para a preservação e a continuidade da vida. A abordagem é prática e laboratorial. Envolve observação, experimentação e produção de conhecimento.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Biológicas, Educação Física e Esporte, Enfermagem, Farmácia-Bioquímica, Fisioterapia Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Áreas de conhecimento | Disciplinas | Carga Horária semanal | ||
1ª | 2ª | 3ª | ||
Biologia: Corpo e Saúde | 1 | 1 | 1 | |
Fisica: Biofísica | 1 | 1 | 1 | |
Ciência e Vida | Química: Química do Bem-Estar | 1 | 1 | 1 |
Metodologia Científica: Projeto e Iniciação Científica | 1 | 1 | 2 | |
Eletivas | 2 | 2 | - |
Ciências Humanas e Linguagens Contemporâneas
Currículo para quem quer conhecer a importância do processo comunicativo para a história da humanidade. Dos primeiros desenhos em cavernas às mais avançadas criações digitais, o curso promove o estudo e a prática de diversas linguagens como ferramentas de compreensão, expressão e participação ativa no mundo.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Artes Visuais, Audiovisual, Cinema e Vídeo, Design, Fotografia, Jornalismo, Letras, Midialogia, Moda, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Internacionais e Relações Públicas.
Áreas de conhecimento | Disciplinas | Carga Horária semanal | ||
1ª | 2ª | 3ª | ||
Língua Portuguesa: Fundamentos da Comunicação | 1 | 1 | 1 | |
História: Historiografia Humana | 1 | 1 | 1 | |
Linguagens Contemporâneas | Sociologia: Relações Sociais e Comunicação | 1 | 1 | 1 |
Metodologia Científica: Projeto e Iniciação Científica | 1 | 1 | 2 | |
Eletivas | 2 | 2 | - |
Ética e Sociedade
Curso para quem acredita que progresso e ética devem andar juntos na construção de uma sociedade melhor. Realizado a partir de um núcleo de estudo, pesquisa e reflexão, tem o objetivo de produzir e trocar conhecimentos por meio de publicações, campanhas e eventos, como seminários e palestras.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Direito, Filosofia, Gastronomia, Gestão de Políticas Públicas, História e Turismo.
Áreas de conhecimento | Disciplinas | Carga Horária semanal | ||
1ª | 2ª | 3ª | ||
História: Códigos Sociais e Comunidade | 1 | 1 | 1 | |
Geografia: Estados e Espaço | 1 | 1 | 1 | |
Ética e Sociedade | Filosofia: Semiótica e Sentidos | 1 | 1 | 1 |
Metodologia Científica: Projeto e Iniciação Científica | 1 | 1 | 2 | |
Eletivas | 2 | 2 | - |
Tecnologia e Meio Ambiente
Itinerário para quem identifica no desenvolvimento tecnológico o caminho para a promoção da sustentabilidade e do bem-estar social. Estudos e experimentos práticos podem contribuir para a formação de indivíduos críticos e conscientes dos impactos que os avanços tecnológicos podem acarretar.
Indicado para interessados em carreiras nas áreas de:
Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Engenharias, Estatística, Física, Geologia, Gestão Ambiental, Matemática, Oceanografia, Química e Tecnologia da Informação.
Áreas de conhecimento | Disciplinas | Carga Horária semanal | ||
1ª | 2ª | 3ª | ||
Matemática: Lógica e Funcionalidade | 1 | 1 | 1 | |
Física: Astronomia, Astrofísica e Engenharia | 1 | 1 | 1 | |
Tecnologia e Meio Ambiente | Química: Processos Industriais e Impactos | 1 | 1 | 1 |
Metodologia Científica: Projeto e Iniciação Científica | 1 | 1 | 2 | |
Eletivas | 2 | 2 | - |
Também conhecida como BNCC, essa é a parte do currículo em que está estabelecido o saber que deve ser comum a todos os alunos, ou seja, aprendizagens essenciais que todos os jovens devem desenvolver em sua jornada no Novo Ensino Médio. Além das aulas destinadas a estes conteúdos, o Vital oferece um volume complementar de aulas nas mesmas disciplinas da BNCC, com o intuito de aprofundar os conteúdos e ampliar o repertório de nossos alunos, para que cheguem ao final do curso com uma formação robusta para os vestibulares, sua vida acadêmica e profissional. A BNCC somada ao Foco Vital terá uma matriz semanal e contará com as seguintes disciplinas:
Áreas de Conhecimento | Disciplinas | Carga Horária Semanal | ||
1ª | 2ª | 3ª | ||
Língua Portuguesa e Literatura | 7 | 7 | 7 | |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | Arte | 1 | - | 1 |
Educação Fisica | 2 | 2 | 2 | |
Matemática | 7 | 7 | 6 | |
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias | Física | 4 | 4 | 7 |
Química | 4 | 4 | 7 | |
Biologia | 4 | 4 | 6 | |
História | 3 | 3 | 4 | |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | Geografia | 3 | 4 | 4 |
Filosofia | 1 | 1 | 1 | |
Sociologia | 1 | 1 | 1 | |
Língua Estrangeira Moderna | Inglês | 4 | 4 | 4 |
Total | 41 | 41 | 50 |
*Os números sinalizados na tabela de Base Nacional Comum Curricular dizem respeito à quantidade de aulas.
Quer conhecer mais sobre o Novo Ensino Médio no Colégio Vital Brazil?
Preencha o formulário, e entraremos em contato com você.
Em breve retornaremos o contato.
No Vital Brazil, os Itinerários Formativos são traçados a partir de uma metodologia exclusiva, que possibilita ao aluno trilhar seu caminho muito além da sala de aula tradicional. Veja como:
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Novo Ensino Médio baseado nas normas da BNCC
Foco Vital
Momento na escolha dos Itinerários
Foco Específico
Complemento de conteúdo para o Projeto de Vida
Eletivas
Cursos mais específicos para vivência da área escolhida
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Novo Ensino Médio baseado nas normas da BNCC
Foco Vital
Momento de definição na escolha dos Itinerários
Foco Específico
Complemento de conteúdo para o Projeto de Vida
Eletivas
Cursos mais específicos para vivência da área escolhida
Confira como essa metodologia ajuda o aluno em sua trajetória:
Falando em Eletivas...
Nossas matérias ajudam a variar ainda mais o aprendizado dos nossos alunos e potencializam a proposta do Novo Ensino Médio no Vital Brazil.
Confira algumas delas!
Ecologia e consciência
de ação
Estatística aplicada à política pública: empatia e objetividade na busca por soluções
Hipócrates tinha razão!
O milagre do sabonete
Introdução à Astronáutica: um convite à maior de todas as odisseias
O jornal no contexto
contemporâneo
OnuVital
Book Club: o clube do livro (inglês)
Baixe o e-book gratuito sobre o Novo Ensino Médio no Vital Brazil
Descubra em detalhes essas e mais novidades de um modelo que lança um olhar diferenciado à aplicação do Novo Ensino Médio no País.
* Ao clicar em "Receber e-book" você aceita receber publicidade e materiais promocionais do Colégio Vital Brazil.
Com tudo isso, o ensino – cuja força já era reconhecida – agora impulsiona ainda mais a formação dos nossos jovens talentos.
Antes da reforma
Uma jornada para todos
Sem matriz personalizada pelo aluno
Mínimo de 800 horas/ano
Total nos três anos de E.M.: 2.400 horas
Novo Ensino Médio no Brasil
Base comum para todos
+ jornada individualizada com matriz personalizável
Mínimo de 1.000 horas/ano
Total nos três anos de E.M.: 3.000 horas
Em poucas palavras, o Novo Ensino Médio no Vital Brazil permitirá ao aluno:
trilhar seu caminho de aprendizado com conteúdos teóricos aprofundados;
desenvolver seu senso investigativo e crítico;
abordar temas sob o ponto de vista científico e acadêmico;
descobrir o papel de suas habilidades no mundo moderno;
abrir portas para saberes eletivos e novas habilidades.
Laboratório de Química e Biologia
Fazedoria
Laboratório de Ciências
Sabemos que grandes mudanças podem gerar dúvidas.
Por isso, estamos aqui de prontidão para ajudar você a esclarecer tudo sobre o Novo Ensino Médio no Vital Brazil. Sinta-se em casa para falar com a gente sempre que precisar:
Telefone: (11) 3712-2218 Entre em contato pelo WhatsAppEm breve retornaremos o contato.
Perguntas frequentes: para o caso de a sua ser uma delas!
O Novo Ensino Médio começou a ser implantado em 2022 para os ingressantes na 1ª série.
A LDB é a legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil (público e privado).
A BNCC é o documento norteador dos currículos que estabelece os conhecimentos, as competências e as habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam, ao longo da escolaridade básica.
Os Itinerários Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Novo Ensino Médio.
As Disciplinas Eletivas são elementos que compõem os Itinerários Formativos. Dessa forma o estudante poderá optar por eletivas fora da área escolhida para o seu itinerário formativo, personalizando ainda mais a sua jornada.