Semana do Mural: alunos socializam aprendizagens com seus pais

29/08/2016

Em continuidade ao projeto Escola Aberta, iniciado em 2015, o Vital Brazil realizou, de 22 a 26 de agosto, mais uma edição da Semana do Mural. Durante o evento, cujo principal objetivo é fortalecer a relação do Colégio com as famílias, os pais de alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental conheceram as etapas do processo de desenvolvimento dos trabalhos dos alunos, desde a apresentação, passando pela discussão, elaboração e, finalmente, assistindo à exposição.

Ao trazer ou buscar seus filhos no Vital, as famílias apreciaram os trabalhos desenvolvidos por eles, que estavam expostos nos murais, e receberam dos próprios alunos-autores as explicações sobre as obras apresentadas. Assim, os pais se aproximaram um pouco mais da proposta do Colégio e das atividades pedagógicas que estão sendo desenvolvidas com as crianças, o que é fundamental para que eles possam incentivá-las em sua trajetória de construção do conhecimento.

Com essa prática, o Vital Brazil acredita contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e construir, em parceria com as famílias, a verdadeira Força do Ensino. Confira o que cada turma preparou para a Semana do Mural!

Eu grande, você pequeninho – Maternal
Em Matemática, para trabalhar com as turmas do Maternal a noção de comparação, no eixo “Grandezas e Medidas”, tomou-se como base a história “Eu grande, você pequenininho” e as experiências vivenciadas em sala de aula. A partir da história, cada criança escolheu um objeto ou uma ação para comparar, registrando tudo com canetinhas coloridas e giz pastel.

Brincar de faz de conta – Pré I
O jogo simbólico está presente em vários momentos da rotina do Pré I. Mensalmente, um tema é selecionado e configura-se um espaço lúdico para os alunos brincarem. O “brincar de faz de conta” é a representação simbólica do universo dos adultos que permite às crianças conhecer o mundo, elaborar frustrações, medos e conflitos, além de favorecer a interação com os amigos e ajudar na ampliação de repertório para as brincadeiras. Como forma de registro, os alunos fizeram um desenho a partir da pergunta “De que precisamos para brincar de veterinário?”, retratando o que havia sido mais significativo para eles durante a brincadeira.

Camilão, o comilão – Pré II
Os decalques são escritas feitas pelas crianças a partir de um texto modelo. Com essa organização textual prévia, elas precisam apenas criar as partes que variam. Os modelos são geralmente retirados de histórias que se repetem, das parlendas e dos poemas. Em duplas, os alunos do Pré II inspiraram-se na história “Camilão, o comilão” para produzir seus decalques. O processo, que envolveu o momento inicial de criação oral, também contemplou interferências na escrita por meio da construção com letras móveis e palavras.

Coleção de tampinhas – 1º ano
Por meio da organização de uma coleção de tampinhas, as turmas do 1º ano exploraram noções matemáticas relacionadas ao eixo “Números”. Semanalmente, as crianças trouxeram tampinhas que foram sendo adicionadas à coleção que já possuíamos. Então, foram realizadas diferentes situações, registradas no mural do 1º ano:
– Contagem: as tampinhas foram distribuídas entre os grupos e foram propostas diferentes estratégias de contagem e registros, de acordo com a quantidade (de 5 em 5, 10 em 10, registros com desenhos, risquinhos, entre outros). Conforme os alunos traziam novas tampinhas, realizavam a contagem “a partir de” e registravam o número total;
– Classificação: a coleção foi organizada de acordo com os critérios propostos pelos grupos, como cor, tamanho, marca, entre outros;
– Estimativa: os alunos responderam a perguntas como “Quantas tampinhas vocês acham que há no pote?”, “Há mais tampinhas vermelhas ou verdes?”;
– Situações-problema: no decorrer do trabalho, os alunos tiveram que trabalhar com algumas situações-problema.

Também realizamos uma divertida gincana com as famílias, em que os pais e as mães que vieram à Semana do Mural tentaram acertar a quantidade de tampinhas que havia no saquinho. No prédio da Educação Infantil havia 122 tampinhas e quem acertou a quantidade foi a família do aluno Pedro Andrade Chudzinsky, do 1º ano F. Já no prédio do Ensino Fundamental I, havia 147 tampinhas e quem mais se aproximou da quantidade foram as famílias da Larissa Saldanha da Gama Zurita, do 1º ano D (140), e do Lucas Szekely Gasciarino, do 1º ano E (150).